REPÚBLICA e LAICIDADE

Congresso da ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

2, 3, 4 de Novembro nos Auditórios da Universidade Lusófona

HISTÓRIA E RELIGIÕES: ESTUDAR E ENSINAR

“Nos últimos anos, na paisagem académica dominava uma concepção que declarou a religião sobretudo como uma fórmula interior do indivíduo. Foi diagnosticado, nomeadamente sob os tópicos da «privatização» e da «secularização», quase um declínio absoluto da religião dentro da esfera pública. Contudo, o notável aumento das pesquisas recentes sobre o papel das religiões nas sociedades ocidentais modernas comprova exactamente o contrário. O regresso visível da religião para a vida contemporânea provocou alterações significativas em algumas ciências culturais, tais como na sociologia, na etnologia, na filosofia, nas ciências políticas ou históricas. Um dos resultados destes processos foi a observação de que a religião continua a ser um instrumento importante para a autodeterminação de uma sociedade. Esta nova e inesperada importância das religiões exige também uma nova orientação nos estudos das religiões que já não permite uma «definição» da religião e obriga ao mesmo tempo a investigações sob perspectivas diferentes. O intuito deste colóquio é uma tentativa de apresentar algumas destas perspectivas.”

“Para além da apresentação das perspectivas mais recentes nos estudos das religiões, o objectivo principal deste colóquio é, a médio prazo, o estabelecimento e a continuação dos estudos das religiões em Portugal. Tendo em conta a crescente actualidade das orientações religiosas, trata-se de uma intenção que ganha cada vez mais importância, especialmente na observação de uma sociedade contemporânea.”

[do texto de apresentação do colóquio]

acesso a: Programa do Congresso (pdf)

Sábado, 4 de Novembro, às 10:30 h terá lugar a Mesa-Redonda: Escola e Religião que contará com a participação de Luis Mateus, da Associação Cívica República e Laicidade.