REPÚBLICA e LAICIDADE

Hoje, Dia Internacional do Humanismo, a Associação Republica e Laicidade junta-se a este apelo da Internacional Humanista.

PROTEGER HUMANISTAS EM RISCO

Nem todos humanistas de todo o mundo podem viver de acordo com os seus valores. Muitos humanistas e ateístas são forçados a viver as suas vidas «às escondidas», caso contrário correm o risco de discriminação, perseguição, penas de prisão – e até morte (seja por condenação sancionada pelo Estado ou violência por vingança). Quando isto acontece a Internacional Humanista está aqui para ajudar. Todas as semanas recebemos pedidos de ajuda de humanistas em risco vindos de todo o mundo, em especial da Ásia e do Médio Oriente. Damos sempre a todos os casos o melhor apoio e assistência possíveis.

A crise global causada pela Covid 19 afetou dramaticamente as vidas dos humanistas em risco: muitos estão na prisão com pouco ou nenhum acesso a assistência médica e expostos a contágio. As precárias condições de muitas prisões e o desprezo pelo seu bem-estar fazem com que todos estejam mais suscetíveis de contraírem o vírus.

Há cada vez mais provas claras de que os ativistas humanistas e ateístas são perseguidos na base da sua rejeição de uma religião maioritária ou na sua promoção de valores humanistas tais como os direitos humanos, o laicismo, o pensamento crítico e a democracia.

A Internacional Humanista tem grandes planos para intensificar no ano de 2020 o apoio que oferecemos aos humanistas em risco, nos quais se incluem:

  • Assegurar uma rápida resposta a todos as questões que recebemos dos humanistas em risco, apontando para uma resposta em 24h.
  • Contratar a tempo inteiro um Coordenador unico dos Humanistas em Risco do mundo de modo a gerir efetivamente e de um modo coordenado toda a nossa rede.
  • Lançar um Relatório atualizado dos Humanistas em Risco que realçará o numero crescente de provas de discriminação contra humanistas e ateístas.

Mas a Internacional Humanista não pode fazer isto isoladamente – e é neste ponto que você nos pode ajudar a fazer a diferença. Por favor faça um donativo para a campanha #ProtectHumanistsAtRisk.

Vídeo da Internacional Humanista sobre esta campanha.