REPÚBLICA e LAICIDADE

PARCERIAS E ASSOCIAÇÕES

 Nesta página apresentamos algumas das Parcerias, associações, museus, bibliotecas, escolas e jornais com que desenvolvemos actividades conjuntas.

el-logo-03-a.jpg

CAEDEL/MEL Centre d’Action Européenne Démocratique et Laïque; Mouvement Europe et Laïcité (Paris)

cer-alm-reis-logo-03-c.jpg

CENTRO ESCOLAR REPUBLICANO ALMIRANTE REIS (Lisboa)

ASSOCIAÇÃO REPUBLICANA 4 DE OUTUBRO (Loures)

car-logo-01-b.jpg

CÍRCULO DE ARTE E RECREIO (Guimarães)

COMISSÃO PERMANENTE DOS CENTROS REPUBLICANOS

vidas-alternativas-04-a.jpg

VIDAS ALTERNATIVAS – ASSOCIAÇÃO CÍVICA

Museus e Bibliotecas

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)

localização

Actividades realizadas:

2004 – Fevereiro – LAICIDADE – UMA BOA IDEIA PARA O SÉCULO XXI – Colóquio com Étienne Pion do CAEDEL/MEL – Centre d’action Européenne Démocratique et Laïque / Mouvement Europe et Laïcité.

Biblioteca Museu República e Resistência

A Biblioteca-Museu República e Resistência (BMRR) encontra-se situada na Rua Alberto de Sousa, 10-A, em Lisboa, junto à Cidade Universitária. Foi inaugurada, inicialmente, no bairro operário mandado construir por Francisco de Almeida Grandella, na Estrada de Benfica. Este equipamento disponibiliza ao público uma biblioteca, um auditório e uma sala de exposições, bem como dinamiza o questionamento de temas relacionados com Lisboa, a República, a Resistência e a Maçonaria. O átrio da BMRR conta com um mural pintado por Maria Keil.
A BMRR tem por base a coleção Dulce Ferrão, que constitui um acervo especializado em bibliografia relativa à História Contemporânea portuguesa, com particular incidência nos períodos da I República e do Estado Novo. Este foi um legado do jornalista Carlos Ferrão (1898-1979), nomeado, por expresso desejo deste, em memória de sua mulher, e compõe-se de cerca de 26 mil volumes e, embora nele seja particularmente relevante a temática relativa à I República, o seu interesse é extensivo à produção bibliográfica nacional (política, social e literária) de meados do século XIX em diante. Os dois grandes conflitos mundiais de Novecentos compõem, também, parte importante desta coleção, a qual compreende, para além de monografias, um conjunto valioso de periódicos nacionais e estrangeiros. A generalidade desta coleção não está disponível para empréstimo, podendo, no entanto, ser consultada na biblioteca.
O acervo da BMRR tem sido ampliado com novos títulos relacionados com as temáticas referidas.

JORNAIS

republica-logo-1-a.jpg

O jornal REPÚBLICA» foi fundado por António José de Almeida em 15 de Janeiro de 1911, tendo-se destacado durante a Primeira Republica portuguesa como um dos principais baluartes do ideário republicano, liberal e laico de 5 de Outubro de 1910.

A par de alguns outros (escassos) jornais de oposição ao regime do Estado Novo, como o «Diário de Lisboa», o jornal «República» destacou-se na luta de resistência contra a ditadura salazarista.

Tendo suspendido a sua publicação após a Revolução de 25/Abril, em Janeiro de 1976, voltou a publicar-se, em 2001, agora como publicação trimestral.

Para assinar o jornal «Republica»

COMISSÃO PERMANENTE DOS CENTROS REPUBLICANOS

Na Comissão Permanente dos Centros Republicanos articulam-se presentemente as seguintes associações: