REPUBLICA
e LAICIDADE RECORTES de IMPRENSA

associacao civica
Jornal Noticias B2y

Antenal acusada de censurar
"O amore..."

Ana Gaspar

Julio Machado Vaz afirma que
uma emissao de autor nao
ameaca a imparcialidade da
emissora

j- paulo coutinho

A edigao de ontem do programa de radio "O amor € ...", da autoria de Julio Machado
Vaz e Ana Mesquita, nao foi para o ar. Segundo a RDP a emissao comprometia a
isencao da estagéo, argumento contestado pelos autores. O Bloco de Esquerda (BE)
acusou a operadora de censura.

Ao JN, o sexdlogo explicou que, anteontem a tarde, os autores do programa foram
contactados pelos responsaveis da Antena 1, por causa de queixas que a estacao
teria recebido, a propdsito da emissdo da manha, que "comprometia a isencéo da
operadora publica". Na altura, foi proposta a gravagdo de um novo programa, que
iria para o ar ontem. Solugao que Julio Machado Vaz e Ana Mesquita recusaram.

No seu lugar, foi lida uma nota da Direcgao de Programas. O texto justificava a
decisdo com as "posicdes ai tomadas pelos autores" sobre o referendo de amanh3,
que colidiriam "frontalmente com o principio de neutralidade a que a radio publica
esta obrigada e com o imperativo de independéncia que caracteriza o proprio
conceito de servigo publico".

Siléncio foi a melhor solucao

"Sendo um programa de autor, ndo percebemos como é que isso afectava a
isencao", sustenta Julio Machado Vaz, acrescentando partir do principio de que "a
Antena 1 se informou junto da Comissédo Nacional de Eleigdes e obteve um parecer,
ainda que informal, no sentido de que n&o era adequado”. Nao se verificando esta
condicao, trata-se, no seu entender, de um "acto discricionario de censura". Ana
Mesquita junta a sua voz a de Machado Vaz, frisando que ambos entenderam ser o
siléncio "a melhor soluciao". A responsavel adiantou ainda que, amanha, vai para o
ar a edicao de fim-de-semana de "O amor é..." e que segunda-feira serdo retomadas
as emissoes.

1



REPUBLICA
e LAICIDADE RECORTES de IMPRENSA

associacao civica
Jornal Noticias B2y

Ainda durante a tarde de ontem, o BE, por iniciativa de Fernando Rosas, enviou um
requerimento a Direc¢do de Programas da RDP, em que questionava aquele acto. O
deputado bloquista entende que se exerceu "uma actividade censoaria e ilegitima",
pois noutros espacos de opinido da estagao publica, mais concretamente na
televisao , os intervenientes emitem "claras manifestacdes de opiniao". Recorde-se
que as duas operadoras estdo integradas na mesma empresa concessionaria do
servigo publico de radio e televisao.

Contactado pelo JN, o director de Programas da RDP, preferiu n&o tecer qualquer
comentario sobre o caso. Rui Pégo remeteu a posigao da estagao para o
comunicado lido em antena.



