REPÚBLICA e LAICIDADE


vidas-alternativas-05-a.jpg

Vidas Alternativas 69 – 26 de Março de 2007

Apresentamo-nos nesta semana do 69 do VA, com uma entrevista conduzida pelo sociólogo António Pedro Dores sobre os “Fora Socias” e, em particular, sobre o FSP, que tantas expectativas abriu, quando foi iniciado, há uns anos, em Coimbra. Expectativas que se foram, paulatinamente, perdendo entre lutas interpartidárias, de alguns militantes de partidos da esquerda,à mistura com certos oportunismos,que pouco espaço deixaram aos independentes que o integram, desde o início ,e que, agora, fazem um enorme esforço para o relançar,e se relançarem .

A propósito de uma petição apresentada pela Juventude Comunista, ao Sr. Presidente da República, fomos ouvir a Ana Pato, jovem líder deste grupo, também membro do comité central do PCP. Oiçam-na, para perceber o que pretendem, agora, os jovens comunistas!
Interessante é a conversa que trava a Liliana, da” Associação Mulheres contra a Violência”,com o João, um jovem licenciado em economia, sobre os estereótipo da Mulher nos midia portugueses,e, um pouco, também , por tabela, dos homens.
O Jorge Salema lê as noticias.
Começa pelas comemorações do sonho comunitário europeu, indo a invasão por skins da Faculdade de Letras de Lisboa,passando pelo deputado italiano do partido neofascista , que pediu ,publicamente, tortura para os gays,chegando à Alemanha, onde uma juíza considerou que não era crime espancar a mulher, desde que o casal fosse muçulmano, ate´ao Quebeque, onde a questão homossexual surge na 1ª linha do debate eleitoral, para as eleições regionais em curso.
Eu conduzo uma das entrevistas,e sou o editor, à espera do vosso feedback.
António Serzedelo