A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM MEMORIAL ÀS VITIMAS DA INTOLERÂNCIA EM LISBOA
DistribuÃmos pela lista de correspondentes da R&L a seguinte mensagem:
Durante três dias (19, 20 e 21) do mês de Abril do ano de 1506, em, Lisboa, num processo que teve inÃcio na Igreja de S.Domingos, uma multidão em fúria, incitada por fanáticos religiosos, perseguiu, chacinou e queimou, em duas enormes fogueiras acesas no Rossio e na Ribeira, cerca de 2000 pessoas suspeitas de judaÃsmo, naquele que terá sido, porventura, o mais brutal acontecimento singular da história da intolerância em Portugal.
Recentemente, um grupo de vereadores da C.M. de Lisboa avançou com a proposta de instalar na cidade, precisamente no Largo de S.Domingos, um «Memorial à s VÃtimas da Intolerância», monumento que seria evocativo do massacre de 1506, bem como de “todas as vÃtimas que sofreram a discriminação e o aviltamento pessoal pelas suas origens, convicções ou ideias”.
A deliberação final sobre essa proposta tinha sido inicialmente agendada para 31 de Outubro passado mas foi entretanto adiada «sine die», pelo que o Memorial a que ela se refere poderá mesmo… não vir a ser edificado de todo…!
Entendendo que se trata de uma iniciativa de grande alcance simbólico — e que só peca por ser tardia, já que Abril de 2006, 500 anos decorridos sobre o acontecimento, teria sido a data ideal para o assinalar — foi disponibilizada na «Internet» a petição que aqui vos venho agora convidar a subscrever.
Subscrever petição: http://www.petitiononline.com:80/samusque/
Saudações republicanas e laicas
Luis Mateus
No Comments