Portugal, em 2007, novamente sob a Concordata de 1940…

CONCORDATA DE 1940 ? OUTRA VEZ ?!

Aparentemente, voltámos a estar sob o regime da Concordata de 1940.

Para nos alimentar a memória histórica, aqui se deixa reproduzida a foto do momento solene da ratificação daquele tratado, cerimónia onde intervieram Salazar e o Núncio Apostólico.


ratificacao-concordata-1940-a.jpg

acesso a: Concordata de 1940 | doc/R&L (pdf)

2 Comments

  • Eu acho que Sócrates fez muito bem, e aplaudo fortemente! Não é por eu achar que a Igreja é um mal social que o Estado deve impedir que esta (seja por caridade ou por fé) cumpra importantes papéis sociais. No Programa, A Quadratura do Círculo, além do católico Lobo Xavier, Pacheco Pereira, anti-clerical e liberal de gema, bem como Jorge Coelho, um importante dirigente do PS e um experiente governante, concordaram em absoluto na necessidade do Estado, em nome do interesse de todo o povo, cooperar com a Igreja e de lhe permitir que cumpra os papéis de solidariedade a que se propõe.
    Com efeito, uma coisa é querer erradicar a fé das pessoas e vedar às instituições religiosas o controlo do poder político e temporal, outra completamente diferente é impedir que estas instituições ajudem pessoas por falta de cooperação e regulamentação institucional.

  • Caro Gaspar, eu acho que você não percebeu bem a questão. Leia lá melhor, e se se afirma Repúblicano, Socialista e Laico, concordará comigo que algo está mal na provisória restauração da concordata de 1940!

Deixar uma Resposta