O mito do «povo português católico» no JN [13-02-07]

jn-01-a.jpg

O MITO DO “POVO PORTUGUÊS CATÓLICO?

Se alguma coisa deu para concluir, neste referendo, foi que a ideia comezinha do “povo português católico? caiu por terra…

O “bom povo? sabia muito bem que a Igreja católica é contra o aborto. Qualquer aborto. Mesmo que em caso de perigo de vida para a mãe, malformação do feto ou violação.

A Igreja católica é sempre contra o aborto.

Embora a Igreja não tivesse uma participação notória nesta campanha, em termos de episcopado e presbíteros, as suas organizações de leigos participaram intensamente. Com destaque para um folheto demagógico e caviloso que diversas organizações católicas andaram a distribuir pelas caixas de correio.

Perderam!

Assim, não faz sentido, doravante, falar-se do “povo português católico?, como hipotético referencial de valores cívicos, ou outros, ou de pretenso semáforo para a determinação de medidas políticas.

A noção de “povo português católico? é, actualmente, um mito!

Saibam os políticos ter isso bem presente e não liguem, de ora em diante, às vozes canoras e morigeradoras do clero e seus apaniguados.

E das duas, uma:

- ou os portugueses, mesmo dizendo-se maioritariamente “católicos?, não ligam, maioritariamente, ao preceituário “moral? da sua Igreja…

- ou os portugueses “católicos? são-no à sua maneira, isto é, são-no à revelia da Igreja, o que redunda num catolicismo inconsequente e inconsistente…

…E é o que tal transparece nos, apenas, cerca de 10 a 15% de “católicos? que frequentam a missa dominical… 

João Pedro Moura

acesso a: arquivo/R&L (pdf) 

2 Comments

  • daniel wrote:

    Voces devem ter sido todos traumatizados em pequeninos para serem anti-catolicos…sim pk não sao laicos..

  • Depois de dar uma volta pelo site não podia estar mais de acordo com o Daniel…

    A R&L podia tornar-se num belo partido! (Extremista de esquerdocentrodireita) Com tanto parvo na assembleia…mais uns não haveria qualquer dano cívico!!!

    Divirtam-se mais!!!

Deixar uma Resposta